terça-feira, 1 de novembro de 2016

Trança doce de iogurte

Haverá melhor cheirinho do que o da massa a levedar?! É um aroma inebriante, que me acompanha desde sempre... Era bem pequena e via minha avó fazer a deliciosa broa de milho, não esperava que arrefecesse, mal saía do forno e começava a comer as côdeas. Uma delícia... ainda hoje a minha mãe faz broa e eu faço o mesmo :)


O desafio deste mês no  Dia Um... Na Cozinha! é pães doces, e eu já tinha esta receita em vista há algum tempo, foi altura de a pôr em prática!!


Ingredientes:

250ml de leite morno
120 gramas de iogurte natural
100 gramas de açúcar
1 saqueta de fermento de padeiro seco
2 ovos
700 gramas de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de leite, 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de canela em pó

Preparação:

Junte o leite com o iogurte e o açúcar e bata muito bem. Adicione o fermento e os ovos e misture muito bem. De seguida misture a farinha e o sal e use uma colher de pau para mexer bem, até que a massa comece a descolar das paredes da taça.
Polvilhe a bancada com farinha e transfira a massa. Amasse cerca de 5 minutos e deixe levedar em local morno cerca de 1 hora. 
Volte a colocar a massa na bancada enfarinhada e divida-a em 3 porções iguais. Forme 3 rolos do mesmo comprimento, coloque-os lado a lado e entrance, até ficar com uma bela trança. Dobre as extremidades para baixo. 
Numa tacinha junte o leite, o açúcar e a canela e pincele a trança. Transfira a trança para um tabuleiro forrado com papel vegetal, cubra com um pano e deixe repousar por mais uns 30 minutos, até que a massa duplique.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e leve ao forno até ficar douradinha, cerca de 20 minutos.
Retire do forno. Deixe arrefecer um pouco e sirva morno ou frio. Simples ou acompanhado de uma compota é uma delícia!!








Love's Kitchen - My Cooking 

Sem comentários:

Enviar um comentário